Descrição
ATENÇÃO ANTES DE COMPRAR LEIA O TERMO DE CONTRATO E GARANTIA DE CARGA VIVA:
CLIQUE AQUI PARA LER OS TERMOS
Ficha Técnica
Tricogaster Gold 3-6cm
Classificação
Classe: Actinopterygii • Ordem: Anabantiformes • Família: Osphronemidae
Nome binomial: Trichopodus trichopterus (Pallas, 1770)
Sinônimos: Osphromenus insulatus, Nemaphoerus maculosus, Osphromenus siamensis, Stethochaetus biguttatus, Trichopus sepat, Labrus trichopterus
Grupo Aquário: Gouramis, Labirintídeos
Nome Popular: Tricogaster — Inglês: Gold gourami
Ambiente & parâmetros da água
Bentopelágico; água doce • pH: 6.0 – 7.4 • Dureza: 5 – 19 • Temperatura: 22°C – 30°C
Encontrado naturalmente em lago, valas, pântanos e brejos, sempre com densa presença de vegetação aquática. Realiza migrações para áreas inundadas em épocas de cheias e retorna para corpos de águas permanentes no início da estação da seca.
Distribuição
Ásia, ocorre principalmente na bacia do Rio Mekong, no sul da China, Vietnã, Laos, Camboja, Tailândia, Mianmar e Malásia. Introduzido em diversos países incluindo Colômbia, Filipinas, Taiwan, entre outros.
Países: Camboja, China, Indonésia, Laos, Malásia, Myanmar, Tailândia e Vietnã. Introduzido em Namibia, Índia, Filipinas, Sri Lanka, Taiwan, Republica Dominicana,Papua Nova Guiné e Colômbia.
Mapa por Discover Life
Tamanho adulto
15 cm (comum 10 cm) • Estimativa de vida: 5 anos +
Manutenção em aquário & Comportamento
Aquário com dimensões mínimas de 80 cm X 30 cm X 40 cm (96 litros) requerido. Apreciam aquário densamente plantado.
Seu comportamento poderá variar de indivíduo para indivíduo, embora seja muitas vezes considerado pacífico e recomendado para aquário comunitário. Alguns indivíduos podem se tornar agressivos a medida que amadurecem, principalmente quando mantido em aquário de pequeno porte ou com poucas plantas. No geral não costumam tolerar outros Gouramis no mesmo aquário, principalmente machos, exceto se o aquário tiver espaço suficiente para abrigá-los. Frente a outras espécies de peixes de tamanho similar costumam ser compatíveis.
Alimentação
Onívoro, em seu ambiente natural alimenta-se principalmente de pequenos invertebrados, ostracodes, copépodes, larvas de insetos, detritos e secundariamente algas e plantas. Em cativeiro aceitará prontamente a maioria dos alimentos fornecidos.
Reprodução e dimorfismo sexual
Ovíparo. Macho constrói ninho de bolhas rente a superfície e costuma reunir ovos colocando-os no ninho. Pai protege as larvas até que eclodam e estejam nadando livremente. Ovos eclodem em até 36h dependendo da temperatura.
Dimorfismo sexual
Machos apresentam nadadeira dorsal maior do que as fêmeas, além de serem mais coloridos em sua variedade selvagem. Fêmeas possuem abdômen mais volumoso.
Galeria de imagens
Variedade selvagem
Variedade ouro (gold)
Variedade azul mármore
Variedade platina
Descrição
A coloração desta espécie poderá variar, uma vez que existem variedades obtidas seletivamente em cativeiro. As variedades mais comuns são a azul com três manchas, amarela, mármore e prata. Suas nadadeiras peitorais possuem células sensoriais que os ajudam a navegar e encontrar alimento.
Podem respirar oxigênio atmosférico através de seu órgão acessório conhecido como labirinto. Este órgão é formado por uma modificação no primeiro arco branquial, altamente vascularizado e ricamente irrigado por vasos sanguíneos, que faz com que o ar passe bem próximo da corrente sanguínea, proporcionando a troca de oxigênio com o sangue por meio de difusão. A estrutura do órgão varia de complexidade entre as espécies , tendendo a ser mais desenvolvido em espécimes que habitam ambiente privado de oxigênio.
É um dos peixes mais resistentes e comum no comércio de aquarismo podendo se adaptar a diversas condições de água.
Fonte: aquarismopaulista.com
Imagem ilustrativa caso queira um video do animal entra em contaro via whatsapp
Consultar a Imagem real do peixe.
Avaliações
Não há avaliações ainda.