Descrição
ATENÇÃO ANTES DE COMPRAR LEIA O TERMO DE CONTRATO E GARANTIA DE CARGA VIVA:
CLIQUE AQUI PARA LER OS TERMOS
Ficha Técnica
Betta Macho Black 3-5cm
Classificação
Classe: Actinopterygii • Ordem: Anabantiformes • Família: Osphronemidae
Nome binomial: Betta splendens (Regan, 1910)
Sinônimos: Nenhum
Grupo Aquário: Labirintídeos
Nomes comuns
Betta, Peixe de Briga. Inglês: Siamese fighting fish
Distribuição & habitat
Ásia; Bacia Mekong. Camboja, Laos, Tailândia e Vietnã, introduzido em diversos países, incluindo o Brasil.
Encontrado em várzeas, canais, arrozais e rios médios.
Mapa por Discover Life
Ambiente & parâmetros da água
Bentopelágico; água doce • pH: 6.6 – 7.4 • Dureza: 5 – 19 • Clima: tropical; 22°C – 30°C
Tamanho adulto
8 cm (comum: 6 cm) • Estimativa de vida de 3 anos.
Manutenção em aquário
Aquário com dimensões mínimas de 40 cm X 30 cm X 30 cm (36 litros) requerido. Aquário deverá possuir plantas altas ou adornos que alcancem a superfície, uma vez que passa a maior parte de seu tempo repousando próximo a superfície.
Espécie extremamente agressiva com machos da mesma espécie, porém, pacífico frente a outras espécies de peixes. Poderá ser mantido sozinho ou aquário comunitário, desde que este último não contenha peixes rápidos, agressivos ou com hábitos mordiscadores.
Alimentação
Carnívoro (essencialmente insetívoro), em seu ambiente natural alimenta-se de mosquitos, larvas de insetos e zooplâncton. Em cativeiro aceitará alimentos secos e vivos. Não alimentá-los excessivamente, são extremamente propensos a obesidade e evite fornecer rações de má qualidade, especificamente as de “bolinhas”, podendo causar doenças digestórias no peixe.
Reprodução e dimorfismo sexual
Ovíparo. Maturidade sexual ocorre em 6 meses. Estabelece ovos em ninhos na superfície da água. Macho irá construir ninho de bolhas próximo a superfície e cortejará a fêmea, sob pressão, ela irá liberar os ovos que cairão no substrato, quando o macho irá fertilizar e coletará a maior parte colocando junto ao ninho de bolhas. pai cuida da progênie durante uma a duas semanas, podendo comer as larvas após este período.
Em sua variedade doméstica, os machos apresentam nadadeiras mais desenvolvidas (longas), principalmente a caudal.
Galeria de imagens
Descrição
Popularmente conhecido como peixe de briga, devido a agressividade predominantemente entre machos da espécie, porém é sociável com outras espécies de peixes. Em sua forma selvagem apresentam coloração discreta (cor acastanhada), com tons de vermelho e azul nas nadadeiras, e são menos agressivos que suas formas domésticas.
Esta espécie pode respirar ar atmosférico, graças a órgãos chamado de labirinto. Este órgão é formado por uma modificação no primeiro arco branquial, altamente vascularizado e ricamente irrigado por vasos sanguíneos, que faz com que o ar passe bem próximo da corrente sanguínea, proporcionando a troca de oxigênio com o sangue por meio de difusão. A estrutura do órgão varia de complexidade entre as espécies , tendendo a ser mais desenvolvido em espécimes que habitam ambiente privado de oxigênio.
Por este motivo, os Bettas podem viver em águas pobres em oxigênio, mas não poluídas. É uma espécie considerada vulnerável devido a ameaça de degradação de seu habitat, onde a maior parte normalmente é convertido em terras agrícolas.
Bastante popular no aquarismo, sua forma doméstica á bastante diferente da selvagem, obtido através de seleção artificial. Bettas domesticados apresentam longas nadadeiras e corpo colorido, enquanto selvagens apresentam nadadeiras curtas e são maiores, além de mais agressivos. Devido esta agressividade, são bastante utilizados em torneios de luta, comum no sudeste asiático.
Sua anatomia e cores são bastante variadas e diversas, onde a maior parte dos criadores utilizam nomes em inglês para denominar novas variedades da espécie. Devido a mudanças, principalmente em sua nadadeira caudal, são comumente denominados com diversos nomes.
Por ser uma espécie resistente, comumente são mantidos em pequenos recipientes denominados beteiras. Deve-se evitar e desencorajar esta pratica e incentivar sua criação em aquários maiores e mais espaçosos.
Machos são extremamente agressivos entre si, o mesmo ocorre com fêmeas, quando inseridas em pequenos espaços e poucos refúgios, onde normalmente a maior irá assumir o papel de dominante agredindo as demais.
Pode-se mantê-lo em aquário comunitário, evitando a presença de peixes de natação muito rápida ou com hábitos de mordiscar outros peixes. Presença de plantas que atingem a superfície do aquário desejável, uma vez que passará a maior parte do tempo repousando sob as folhas ou qualquer outro adorno adicionado para este propósito.
Fonte: aquarismopaulista.com
Imagem ilustrativa caso queira um video do animal entra em contaro via whatsapp
Consultar a Imagem real do peixe.
Avaliações
Não há avaliações ainda.